sábado, 19 de maio de 2018

Medicina na Bolívia

Hoje vou falar um pouco sobre minha opção de cursar medicina no exterior, porque escolhi a Bolívia e algumas informações gerais sobre a faculdade.



A decisão

Desde muito cedo, eu dizia que queria ser médica que "tira bebê da barriga'. O tempo passou e no ano do vestibular eu estava mais perdida e deprimida que nunca e em agosto decidi que faria mais um ano de cursinho pré vestibular, no caso, pra Direito (ou Cinema).

Em 2017, lá pra maio, o Pedro e eu decidimos que íamos morar na Argentina e estudar na UBA (meus pais compraram a ideia hahaha). E aí, o questionamento me surgiu de novo: por que você não faz medicina? Decidi que era isso que eu ia fazer e comecei a arquitetar minha mudança, fazer contato com imobiliária, etc.

Num belo dia de sol, fui comprar sapatos com minha mãe e a gente cruzou com uma pastora que conhecíamos em umas 6 lojas consecutivas. A pulga começou a morder atrás da orelha, sentamos e começamos a conversar. Eu disse que estava com planos de fazer medicina na Argentina e ela disse que conhecia uma menina de sua igreja que estava aqui em Santa Cruz de la Sierra.

Mais cedo naquela semana, um amigo de longa data do meu pai, também sabendo da informação de que eu iria pra Buenos Aires, levou meu pai no escritório de uma moça que tinha a filha estudando - pasmem - em Santa Cruz de la Sierra.

Pasmem mais: era a mesma menina. Depois de muita água rolar por debaixo dessa ponte, de muita dúvida, de preconceito com o país (da minha parte), de muitas pessoas se levantando pra me fazer fracassar... Estou aqui e divido um apartamento com ela. Na época, eu pensava que era só uma coincidência estranha, mas hoje vejo o cuidado do cara lá de cima nessa história toda.

Ucebol

A Univesidad Cristiana de Bolivia é a única acreditada ao Mercosul em Santa Cruz de la Sierra, isso significa que ela tem o reconhecimento do bloco em questão da carga horária, da grade curricular e das instalações acadêmicas. Está em voga a questão do Revalida, temido por muitos que pensam em fazer um curso de medicina no exterior, e as informações são que estão sendo feito acordos que liquidem a necessidade de fazer uma prova de revalidação e/ou complementação no Brasil. Segundo informações do portal de comunicação da Ucebol, Chile e Argentina já aceitam diplomas dos países signatários sem maiores problemas.

A universidade conta com 10 blocos, quadras de futebol, basquete, laboratórios para as aulas práticas e uma clínica universitária. Além disso, conta com uma "força-tarefa" de alunos integrados ao serviço social e a atenção básica da população, através do SEAS.

Valores

A mensalidade, no primeiro semestre, é de BOB1296. Ou seja, cerca de R$650. Além desse valor, que pode ser dividido em parcelas até 5, ou quitadas de uma vez com 5% de desconto, paga-se a matrícula num valor aproximado de BOB150. BOB é a representação da moeda boliviana, o "Boliviano". Em 19/05/18, com a alta do dólar e o desequilíbrio do câmbio entre Brasil x Bolívia e USA,  1 real vale cerca de 1,84 bol.
Quanto ao aluguel, tudo depende do estilo de vida que o estudante está disposto a ter. Os preços variam muito entre monoambientes, apartamentos e até casas. Você também tem a possibilidade de dividir um apartamento mais caro e confortável com várias pessoas, dividindo assim as despesas.

Vestibular

A Universidad Cristiana de Bolivia não tem nenhuma prova eliminatória. Existem provas para ganhar bolsas, ou como se chama aqui, "beca". Existem vários tipos de beca, aliás. Acredito, depois de ter passado pelas duas parciais do primeiro semestre, que o decorrer do curso elimina os fracos demais para continuar por si só. Perto de 20/50 alunos já abandonaram o curso nos primeiros 3 meses.

Sistema de Avaliação

A Ucebol tem 3 provas durante o semestre.

1ra Parcial: teórica e prática = 25 pontos
2da Parcial: teórica e prática = 25 pontos
Exame Final : teórico e prático = 35 pontos
Trabalho de Investigação = 10 pontos
Assistência, que é a presença nas aulas, essencial pra ser permitido fazer o exame final, no valor de 5 pontos.

Esse é só um post inicial dando um panorama sobre estudar medicina aqui na Bolívia. Em breve mais posts. Pra dúvidas, utiliza a caixa de comentários abaixo ou me procure nas redes sociais, em todos os lugares, é @elyvmelo.

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre.

elysemelo.com

Design por Butlariz